domingo, 3 de agosto de 2008

Chegando novamente em Yerevan

Ola Pessoal,

Esta eh minha ultima postagem em Yerevan ate Setembro, pois amanha (ou hoje) as 9hs estou indo para Gyumri...

Primeiro esclarecer uma coisa: Artsakh = Kharabakh.

Segundo gostaria de deixar minha homenagem a 5 Jovens Herois Armenios que ha 25 Anos deram suas vidas em nome da liberdade e independencia de sua Patria Mae, e pela memoria dos mais de 1,500,000 de Armenios mortos no Genocidio Armenio cometido pelo Imperio TURCO OTOMANO. Domingo foi o dia exato. Lisbon 5in Hishadaguin!
VATCHE DAGHLIAN, SIMON IAHNEIAN, SETRAG ADJEMIAN, SARKIS APRAHAMIAN, ARA KRDJALIAN

Para saber mais (em ingles): http://www.armeniapedia.org/index.php?title=Lisbon_Five

Em Video: http://www.youtube.com/watch?v=zGIjChcFEfk&feature=related

Ou http://www.youtube.com/watch?v=zGIjChcFEfk&feature=related





Ok, nao vou escrever agora sobre a volta a Yerevan pois preciso postar as fotos de Sissian e contar um pouco da historia desta deste local onde armenios habitavam a mais de 4000 anos e era um local onde observavam as estrelas... Esqueci como chamam estes locais :(... Eh lindo... Mas otro dia eu posto, pois agora estou sem as fotos.

Chegamos a Yerevan na terca-feira a noite e logo fomos a ao Astral Bar, onde encontramos os Unger que estavam com os Badanis no acampamento. Depois fui dormir, estava cansado, a viagem foi cansativa.

Quarta-feira acordei por volta das 12hs e fui encontrar os remanescentes do Forum, no Congress Hotel... Ficamos na piscina ate tarde e a noite fomos comer no Square One novamente. rs..



Quinta-feira passei o dia andando pela cidade, para observar um pouco mais sobre o regiao nao central, afinal, nem tudo eh mil maravilhas, infelizmente. A noite fomos jantar no Govgas, tipo despedida, depois fomos ao Congress Hotel novamente tomar uma Kiligia (marca de cerveja) e aguardar ate as 2:30AM, horario que mais dois iam embora.

Sexta-feira fui ao Sevan novamente, mas dessa vez para dar um mergulho... Ah, que delicia, e ate que nao estava taooooo gelada como me disseram... Era suportavel. Ate andei de barco por la... rs... Maravilhoso. Tipo, fiquei parado no barco apenas observando o que rodeava o Sevan, paisagem maravilhosa. Detalhe, o barco tinha uma Ieracuin (tricolor - bandeira da Armenia) logico. Quando voltei a Yerevan ja estrava mais do que na hora de correr atras do meu Cartao.

- Pra quem nao sabe eu abri uma conta no HSBC para que eu pudesse sacar $$$ aqui na Armenia e para que eu nao precisasse viajar com todo o $$$ no bolso, por seguranca. Mas o cartao do banco nao chegou a tempo da viagem, entao meu gerente (Alexandre Kokozian) me mandou por correio o cartao ha mais de uma semana, mas ate agora nao chegou. :(.

Fui ao correio central e la me disseram que nao tinha chego carta nenhuma para o endereco que eu informei. Liguei para o Birthright Armenia - endereco destinatario do Cartao, mas la tb nao estava. O que fazer agora? Sei la, estava com US$ 110 no bolso e tinha que pagar US$ 200 para o Hotel - eles nao aceitam cartao de credito. Mesmo assim tinha que cumprir a tarefa designada pelo meu pai a mim: encontrar o cantor da banda que ira tocar na festa do Hamazkayin, afinal, na um pouco de trabalho nao mata ninguem. rs... Nos encontramos as 22hs e fomos jantar. Que noite excelente. Conversamos muito, ele esta pronto para um perfeito Kef... senti muita confianca e vontade de tocar para vcs. Conversamos sobre musica, sobre a diaspora, sobre a situacao economica da Armenia, sobre politica, e cheguei no Hotel por volta das 1hs... Ou seja, 3 horas conversando, mas parecia apenas 10 minutos. Foi uma noite excelente.

NAO PERCAM A FESTA DO HAMAZKAYIN. SERA EXCELENTE, mesmo sem a minha presenca... rs.

Maiores informacoes:
-Lucin Nigoghosian (minha mae): 11 9998-7667

Logo pela manha fui ao correio novamente, mas nao tinha nada novamente, ai fui ate o HSBC - os bancos trabalham ate as 11hs aos sabados aqui na Armenia (viu Sr. Alexandre, aqui eles trabalham... rs...) para saber se era possivel de alguma forma sacar sem o cartao. Nao, apenas se eu fizesse algo parecido com uma transferencia, mas demoraria 4 dias, e eu nao tinha todo esse tempo. Sai do banco e fui encontrar um amigo meu, e ele me deu de presente um CD de Musicas do Tashnagtsutiun. Ok, fui colocar no bolso e percebi que meu passaporte nao estava nele... Sai correndo (eram 11:20 e o banco fecha as 11hs) para ir ate o banco saber se meu passaporte estava la. Gracas a Deus estava tendo uma filmagem publicitaria no banco e ele ainda estava aberto e meu passaporte com o gerente que me atendeu. UFAAAAAA... Fui comer em um FastFood com meu amigo. Depois fui para o Hotel e novamente sai para andar pela praca. Nao tinha muito o que fazer, estava economizando. Ok, tive que recorrer a ajuda da mamae. Ela ligou para a Yeran, que ligou para o Hovsep Seferian (consul do Brasil) e este me ajudou. Pagou o hotel e semana que vem eu devolvo... Obrigado Mae, obrigado Yeran e obrigado Hovsep.

Hoje fui a missa na Sp. Krikor Lussavoritch Ieguehetsi. A Igreja lotada de fieis. Eh algo deslumbrante assistir uma missa aqui. Inacreditavel. Nao tenho como explicar, isso pq ainda nao fui a Etchmiadzin. Realmente nao sei qual sera minha reacao quando chegar a hora. Apos isso fui comer no Govgas (eu estava procurando comida japonesa, mas nao encontrei o local que me indicaram). Comi omelete com Basturma, com lavash e kebab. Que maravilha, deu vontade de lamber os dedos... rs... Depois fui para o Hotel dormir um pouco e arrumar as malas, separar os presentes das familias, e isso levou umas 4hs. Essa eh a pior parte de uma viagem no estilo que estou fazendo, arrumar e "desarrumar" as malas. Depois fui encontrar com um amigo e uma amiga que estava no Forum, fomos a Hanrabedutian Kherabarag (Praca da Republica), tomar alguma coisa e sentar nas escadas e observar aquela deslumbrante bandeira acima do relogio e esse ceu maravilhoso. E agora estou aqui, escrevendo...

Ou seja, meus dias pos Artsakh nao foram muito agitados, mas foram gostosos.

Eh isso ae Galera... Beijos e abracos pois sao 3hs40m e hj vou acordar as 8hs pra ir a Gyumri.

Fui... mas eu volto... :)

8 comentários:

Anônimo disse...

Oi Eduardo,
E o tio Bedig, seu pai me deu o seu blog e eu tomei a liberdade de tambem mandar para Franca.
As poucas vezes que nos nos encontramos, nunca imaginei que voce tivese esta paixao pela Armenia. Seus comentarios sao incriveis, a maneira que voce apresenta tudo que voce esta vendo e agumas vezes sentindo e uma maravilha. Da ate vontade de ir ai visitar.
Desculpa pelo portugues. Congratulations...

Anônimo disse...

Eduardo, não sei se eu choro ou dou risada com essas suas postagens... Pelo visto vc continua atrapalhado (como assim seu passaporte não estava no bolso, como assim tá faltando dinheiro pra pagar o hotel ?)
Que vidão q vc tá tendo ai hein, que inveja eu fiquei desta piscina! rsrsrsrs....
Quando vc vai tomar vegonha na cara e começar a trabalhar?????
Estou com saudades.......
Se cuida e aproveita bastanteeeeee, pra ficar um bom tempo sem ir pra ARMÊNIA. (brincadeirinha).....rsrsrsrs
Bjs KÁ....

Anônimo disse...

Oi meu Amor Lindinho da Mamãe!!!!!!!!!

Cada dia que passa a saudades aumenta, meu filho hoje vc começa a trabalhar, arealizar seu sonho de contribuir com o crescimento da sua querida Armênia, desejo a vc toda a sorte domundo e que Deus lhe acompanhe nessa sua nova jornada. Sicesso filho estamos aqui torcendo por vc Te Amooooooooooooooooooooooooooo
Nos avise se seu cartão chegou e se vc está precisando de alguma coisa. Batchics pra vc e se cuida !! Até mais
Lucin

Anônimo disse...

Socitoo....boa sorte no seu novo trabalho!!!
Boa sorte também na casa que você vai ficar!!!
Depois quero saber de tudo!!
Bjosss

GASPAR disse...

FALA DUDU T BEM VOCE DEVE ESTAR MUINTO FELIZ AI. APROVEITA MESMO EU E A IZABELE E A GISLAINE ESTAMOS FELIZ POR VOCE AQUI ESTA T BEM TB JA ESTOU TRABALHANDO DEPOIS DAS FERIAS HOJE DIA 4/08/2008 A IZABELE VOLTA PARA E ESCOLA ABRACO ATE MAIS FICA COM DEUS

Anônimo disse...

olha eu aki de novooo irmaozaoo, desejo boa sorte pra vc nesses meses q vai fikar trabalhando boa sorte na sua nova familia, amo vc mlk...saudades bjos fika com Deus!

Anônimo disse...

Oi Dudu!!!! Toda vez que vejo seu blog fico emocionada....você transmite toda a paixão que você sente por essa Terra. Fico maravilhada com a História, a cultura e os lugares lindos pelos quais você tem passado.
Sua vó me emprestou uma revista em quadrinhos da História da Armênia..agora vou conseguir entender melhor tudo o que você tem dito aqui.
Saudades de vc!
E agora vai trabalhar um pouco q é bom!!!! rsrsr você já deve ter até engordado um pouco afinal cada dia você come em um restaurante diferente rsrs Fico até com fome vendo seu blog rsrsrrs
Bjos

Unknown disse...

falaaaaaaaaa ko...
intao quer dizer q os correios abrem aos sabados ai é.... azar o deles, graças a deus aqui no brasil é só ate a sexta....
e quanto ao cartao vc ja sabe né seu vagabundo..... vem na minha q é sucesso..... mas e ai ja fez o saque q eu te falei loko?????

batchik no vorig