sexta-feira, 8 de agosto de 2008

1ª Semana em Gyumri

Olha eu aqui de novo...

Primeiro quero postar uma coisa que fiquei devendo:



No Lago Sevan, sexta-feira passada.

Volta para Yerevan apos Artsakh - Passagem por Sissian.

Um pouco sobre o local:

Observatório ao sul da Armênia. Estudos iniciais sugeriram 3º milênio antes de Cristo. Constatou-se uma série de buracos em grandes pedras colocadas no local. Os buracos sao pontos para locais de estudo solar e fases lunares, podendo ser monitorado durante estes anos, bem como as estrelas e constelações. Mais tarde investigações levaram a uma das mais antigas datas de pedra telescópica no local, levando a cerca de 4200 antes de Cristo, quando a estrela Capella foi ascendente na região. Se verdadeiro, se tornaria o observatório astral mais antigo do mundo. Localizado perto da aldeia de Karahundj, que, em armênio é uma tradução direta da palavra Stonehenge (acho que no portugues seria como Era das Pedras - por favor me corrijam se estiver errado), as pedras estão se tornando cada vez mais foco de interesse, sugerindo uma ligação entre Ancestrais armênios a exploração dos céus com a nomeação do Zodíaco. Detalhe, por esta regiao (vou procurar o nome exato do local), em cima de uma montanha, onde ha um lago e diverssas pedras com diversas inscricoes, foi encontrada uma pedra com inscricoes que sugerem a historia de Adao e Eva. Eu comprei uma camiseta que contem um site sobre o assunto, mas agora esqueci o site, entao em outra oportunidade eu posto.


Sissian


Sissian: acho que da pra observar a forma circular como eram dispostas as pedras. Tem relacao com energia (e nao eh brincadei, vc sente muitaaaaaa energia ao passar por estas pedras). Eh de arrepiar. Em cada uma das pedras em volta ficava uma familia, e um poco afastado destas pedras haviam outros circulos menores, onde as familias ficavam reunidas. Atras de mim esta a montanha da qual eu falei, onde foram encontradas as inscricoes sobre Adao & Eva.

Bom, como ja sabem estou em Gyumri. Mas o que estou fazendo aqui e nao estou em Yerevan, capital da Armenia? Vou tentar explicar um pouco ao longo desta postagem...

Neste momento nao estou mais como "simples" turista na Armenia e sim estou para tentar ajudar um pouco no desenvolvimento socio-economico do pais. Vim pela ONG Armenian Volunteer Corp - AVC (que eh a entidade que promove o trabalho voluntario) e pelo Birthrigh Armenia - BA (entidade que promove a parte cultural do programa: hospedagem em casas de familias armenias, palestras, aulas de armenio oriental, encontros entre os participantes do AVC, passeios, etc.).

Ok, segunda-feira, 9hs AM. Cheguei ao escritorio do AVC - BA, onde encontrei mais 4 voluntarias vindas do Canada (duas estao trabalhando em Yerevan e duas em Gyumri) e recebemos todas as instrucoes sobre nossos trabalho, dia-a-dia, o que fazer e o que nao fazer, recebemos um pouco de orientacao sobre a econimia das respectivas regioes, sobre a Armenia de um modo geral, etc. Aproximadamente 12hs saimos na van do BA rumo a Gyumri, na regiao de Shirak. Nao preciso comentar as belas paisagens que vi no caminho, rs... Alias, antes de hegar a Gyumri paramos para almocar em um restaurante excelente, onde comemos otimos peixes (que foram pescados na nossa frente, pois eles criam peixes no local).


A caminho de Gyumri


no restaurante


No restaurante

Chegamos a Gyumri e cada um de nos (tres voluntarios) foi apresentado a respectivo local de trabalho, onde duas atuariam ensinando ingles e trabalhando com Psicologia, e eu atuaria no Shirak Competitiveness Center - http://www.shirakinfo.am . Ate entao nao sabia o que iria fazer e tao pouco sabia sobre a atuacao desta organizacao. Ok... Em seguida fomos levados as respectivas casas de familia onde vamos morar por aproximadamente 1 mes. O que esperar? Era melhorar nao esperar nada e sim aguardar.

Cheguei no "bairro" de Ani, bairro completamente residencial, por volta das 19hs e la me aguardava em um predio bem simples uma senhora (nao tao senhora), mas com um sorriso no rosto, e era o que mais importava naquele momento. Detalhe, o hotel onde eu estava nao tinha elevador e eu estava no 4º andar, imagenem subir 3 malas por estes 4 andares por duas vezes e depois descer estas malas, era um sacrificio, e agora para minha surpresa, teria que subir 5 andares, pois minha "familia" morava no 5º andar. rs... Ok, cheguei no apartamento, e ao abrir a porta uma adoravel surpresa: o apartamento era extremamente bem arrumado, muito bonito, bem decorado, e tinha aproximadamente 85m2. Pelo que me contaram ainda ai no Brasil, as pessoas nao podiam se diferenciar em predios mais luxuosos por fora na epoca da URSS, tipo "nao podiam" ter mais do que as outras, entao o que mais importava (e importa) eh o interior da residencia. Ok, e o meu quarto? Nossa, extremamente confortavel, com visao para o Arakats (uma montanha linda) e para a ARMENIA OCIDENTAL (pq nao considero Turquia). Detalhe, o quarto eh so meu... rs... Mas e o resto da familia? A mae e o filho (18 anos) sao musicos e trabalham no Kohar e na Orquestra Municipal. Nao eh d+? rs... A filha (12 anos) estava com a tia e na realidade a avo estava la apenas para me esperar, pois nao mora la.

Arrumei minhas coisas no armario, tomei um banho, deitei um pouco e quano sai do quarto encontrei o resto da familia. Muito agradaveis e simpaticos. Gostei muitooooooo... Conversamos bastante, sobre a regiao, sobre o Brasil, sobre minha familia, sobre meus amigos, meu antigo trabalho, sobre os armenios no Brasil (todos ficam surpresos quando falo a quantidade de armenios que em em SP), meu trabalho na Uniao Juventude Armenia do Ho.Hi.Ta.,... Falei muito sobre minhas vida, e escutei muito sobre a vida cotidiana deles. Dei os presentes que levei para eles, e eles adoraram, muitooooo.... rs... Os chocolates fizeram sucesso, e as "bugigangas do Brasil" tb (obrigado Ana Lucia). No mesmo dia meu "irmao" David ja estava usando a camiseta do Brasil, rs, pois apos tudo isso saimos para dar uma volta. o bairro a noite eh um breu, principalmente nas pequenas ruas, pois nao tem iluminacao publica nelas, e faz bem menos calor que Yerevan (ufaaaaa). Voltamos e dormi.

Dia seguinte me encontrei com os voluntario que iriam trabalhar na mesma regiao que eu, na rua Shirakatsi, para irmos juntos de van (van publica), e pegamos a nº 22 que nos deixou na porta (o transporte publico aqui eh feito por vans e micro-onibus, e realmente eh muito eficiente, como haviam nos falado). Cheguei ao meu trabalho, e nao sabia o que iria fazer, primeiro me falaram sobre a organizacao:

Shirak Competitiveness Center - atuam na busca por emprego pela Armenia para aqueles que estam desempregados em Gyumri, trabalham no desenvolvimento de projetos para pequenos empresarios que pretendem abrir um negocio (business e marketing), desenvolvem Web Sites, Logotipos, pecas publicitarias, uma vez por ano promovem um evento - SHIRAK EXPO, e este ano ocorrera em 23 de Agosto, promovem cursos de business e marketing, preparam pessoas para vagas de trabalho em aberto. Ou seja, eh uma organizacao EXTREMAMENTE IMPORTANTE, para o desenvolvimento da regiao de Shirak. Mas o que eu vou fazer? Nao sei, sai a procura, foquei na EXPO, e desenvolvi um plano de marketing basico, que nao sei se sera implementado, pois ate o momento nao tive um feedback, segundo desenvolvi um plano de marketing online para empresas que ja exportam seus produtos, e antes de ontem me pediram para desenvolver um projeto para o desenvolvimento do turismo da regiao. Shirak eh um centro cultural da Armenia, mas pouco explorado pelo turismo, digamos que um pouco esquecido.

Ops, me adiantei no assunto, mas voltando a 3ª feira, apois o trabalho fui a aula de armenio (que ocorre as 3ª e 5ª). Gostei muito, e inclusive estamos utilizando um novo livro sobre o Armenio Oriental - Eastern Armenian - de Anahit S. Avetisyan. Apos a aula fomos para o centro da cidade tomar alguma coisa, e por volta das 22hs voltei para casa.



Jantei com minha "Mae, irmao, irma, tia e prima", sendo que a "tia" estava la para ajudar a preparar o almoco do dia seguinte (dolma) para um voluntario que veio ano passado e sua familia, que vieram para a Armenia e fizeram questao de conhecer a "Mae" do filho. PAI E MAE, ano que vem vcs vao conhece-los tb. :-) Apos o jantar conversamos muito sobre politica da armenia, e vou reservar uma postagem soh para falar sobre economia e politica, mas adianto que senti uma tendencia para o Levon, e imaginem, eu Tashnagsagan conversando sobre politica com partidarios do Levon Der Petrossian. rs...


Aula de Armenio

Quarta-feira, infelizmente nao deu para eu participar do almoco, pois como falei me solicitaram o projeto de turismo, entao foquei naquilo e sai do trabalho por volta das 18:30 (o que eh tarde por aqui), e fui direto para o Forum, perto do escritorio.


Forum

O Forum era sobre a regiao de Shirak, sobre Djavakhk (regiao armenia no sul da Georgia) e Turquia. Mas pelo entusiasmo dos participantes e pelos temas propostos, acabamos ficando no tema Shirak (voltado a Gyumri) e Turquia. O palestrante era um historiador, que lecionou historia na Russia, Georgia e Armenia, e fez parte de importantes grupos de pesquisa na regiao. Apenas para vcs saberem um pouco mais sobre a cidade que estou:



Esse eh o mapa da Armenia, sendo que no noroestee, em cor de rosa eh a regiao de Shirak, e aquele ponto vermelhor eh Gyumri (nao sei se da pra vcs enchergarem o escrito).

- Gyumri: 3270 anos (Yerevan: 2790 anos)
- Gyumri eh a unica cidade que possui 4 entradas e saidas (entendam como estradas) para ligacao com os paises vizinhos (Ira, Turquia, Azerbaijao e Georgia - que serve de caminho para a Russia tb), o resto das "grandes" cidades armenias possui 3.
- Em 1920 (pos genocidio e 1ª independencia) - Gyumri - 56000 habitantes, Yerevan 32000
- Ha 20 anos Gyumri possuia 69 industrias e movimentava US$ 10 milhoes/dia.
- O escritorio que trabalho fica a 13km da fronteira com a ARMENIA OCIDENTAL (o que hoje chamam de Turquia) e a 43km da Djavakh (o que hj chamam de Georgia).
- Gyumri ja foi um centro de Tecnologia da Informacao da URSS.

Nao soh no escritorio que estou, mas Gyumri em si possui uma populacao muito inteligente e trabalhadora, nao eh a toa que em 1988 a cidade foi vitima de uma grande terremoto e hoje sao poucos os vestigios (fisicos eu digo) desse terremoto, pois aos poucos esta sendo reconstruida. A universidade eh frequentada por muitos estrangeiros, principalmente para estudar medicina. Os vestigios socio-economicos ainda sao grandes, pois as antigas fabricas fecharam, muita gente perdeu emprego e foi embora da regiao, mas assim como a parte fisica da cidade, eses aspectos estao sendo reerguidos.

Ok, na 4ª-feira voltei para casa e comi um belo dolma. :) Apos isso sentei um pouco na sala para conversar com a minha "Mae", e falamos muito sobre como era antes do terremoto, sobre o periodo pos terremoto e os dias de hoje. Apos isso fui dormir.

5ª Feira (ontem) tinha um objetivo, conseguir sacar uma $$ do HSBC (mesmo sem o cartao ainda). Entao vim para o escritorio para imprimir o inicio do projeto que "desenhei", sobre o desenvolvimento do turismo na regiao e entregar para os que estao envolvidos no projeto, e apos isso fui direto para Yerevan (aqui nao tem HSBC). Ok, cheguei no HSBC as 13hs30m, e so consegui sai de la as 18hs, mas consegui sacar um $$ para viver durante pelo menos 3 semanas. rs... O Alexandre esta trabalhando para resolver possiveis problemas futuros. Cheguei a Gyumri novamente as 20:30, e havia Havak, um encontro entre os Gamavorner (voluntarios) e seus familiares no Berlin Hotel. Comida, bebida e musica... uma noite muito agravel.


Havak

Hoje cheguei no trabalho mas ainda nao toquei no projeto, estou aqui escrevendo no Blog, mas ja sai e fui para uma entrevista na Shant Radio (a maior de Shirak Marz). Foi muito legal, falamos sobre varias coisas, nossa coletividade, nossa visao sobre Gyumri e sobre a Armenia, projetos futuros em termos de "armenidade", sobre juventude armenia na coletividade de Sao Paulo (falei muito da realidade, e que estamos tentano superar as dificuldades impostas pelo dia-a-dia). Eu disse que o objetivo da Uniao Juventude Armenia (na realidade eh um objetivo que vislumbro) para o proximo ano eh de mandar pelo menos 4 voluntarios (portanto vao se preparando, pois tenho que cumprir isso)... rs... E agora, exatamente 16hs estou aqui.


Na Radio


Na radio: Na parede esta escrito: Radio Shant


Colegas de Trabalho


Minha mesa


O escritorio (detalhe, nada de cabo azul, a rede eh por Wireless)

Ah, preciso fazer isso: Bozo, obrigado pela ajuda cara... Se nao fosse vc eu tava ferrado.

Espero que tenham gostado da postagem. Demorei o dia inteiro para faze-la!

Rs..

Beijos e Abracos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bravo Dudu..

Ungueragan Parevnerov

Onnig

Anônimo disse...

Parabéns Filho
Temos certeza que sua colaboração vai ser de grande valia para toda essa coletividade.
Obrigado pela aula que está nos dando sobre a Armenia que não conheciamos.
Fique com Deus.
Muitos beijos.

Tchob disse...

Sem palavras Dudu.
Já to anotando os novos lugares que devo ir na próxima viagem.
Boa sorte ai.
Abraçao,
Denis

Eliane Giovoglanian disse...

Olá Dú,tudo bem? Adoraria estar aí neste local mágico, assim posso dizer qdo sentimos uma vribração diferente. Qdo alí vc estiver deixe esta energia potencializar em vc....Depois qdo vc chegar quero saber mais sobre esta experiencia ok! Beijus

Unknown disse...

Que maravilha Dudu, lugares e fotos fantásticos!!