quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ÉÉÉÉÉÉÉÉ GOOOOOOOOOOOLLLLLLLL

Oi gente,

Antes de postar, gostaria de comentar tres coisas:

- Parabens Hamazkayin, fiquei sabendo que a Esfihada foi EXCELENTE. Fiquei muito feliz.

- Fiquei sabendo tambem que a palestra do Mario Nalpatian tambem foi excelente e quero muito saber de tudo o que foi falado na palestra. Sao informacoes preciosas. Espero que a divulgacao feita pela Uniao Juventude Armenia tenha ajudado...

- Dia 13 de Setembro tem show do Karnig Sarkissian no Libano. Sera que eu vou? Vou fazer de tudo para conseguir ir, mas ja esta muito perto e fica meio caro!!!

Bom, vamos la para a postagem:


- 3ª Feira - apos o trabalho fui a aula de armenio (que ja havia acabado) e depois fui ao centro da cidade jantar Pizza, com duas amigas do Canada. Voltamos por volta das 22hs e fui dormir.


Visao do restaurante...


Uma "rua" soh de pedestres... muito bonita...


Um das avenidas da cidade. Ao final dela estah a praca com Mair Haiasdan


- 4ª Feira - Novamente a historia do cartao que nao chega!!! Nao vou escrever tudo pq nao sao fatos importantes, mas nao consegui sacar meu $ pelo saque emergencial, entao tive que recorrer ao Hovsep Seferian novamente. Quando liguei a resposta dele foi simples: "Pari iegar" (bem vindo).

Mas agora ja esta tudo ok e posso sacar meu $$.

Bom, apos ir a casa do Hovsep, ele me levou ate a "rodoviaria" e voltei a Gyumri. Cheguei em casa umas 21:30 e meu "irmao" veio logo me falar: Vem, vem, vem, ta passando o jogo... Ai que me lembrei: ARMENIA x turquia (Sub 23). Logo corri pra sala e minha "mae" levou a comida pra la tb. :) Ja estava no comeco do 2º tempo e segundo meu "irmao" a ARMENIA havia dominado o 1º tempo, mas sem gols...

Nao foi o que percebi enquanto assistia, a turquia estava criando algumas boas oportunidade de gol, e comecei a ficar nervoso. Perto dos 30m veio o gol da turquia. Desanimei total. Fiquei triste mesmo. E o tempo passava e a ARMENIA criava mas nao fazia nenhum gol.

45m, o juiz aponta 3m de acrescimo. Falta no canto direito da area. Cruzamento, turquia forma linha de impedimento, tdos zagueiros se adiantam juntos (parecia ate a linha de impedimento do Sao Paulo, nao sabem mas tentam faze-la) e o ataque da ARMENIA se adianta, um chute e ÉÉÉÉÉÉÉÉ GOOOOOOOOOOOLLLLLLLL.... Ta bom? Nao... somos Armenios, e nao desistimos nunca. 1x1 nao eh um bom sultado.

47m, parecia que ia acabar o jogo, quando o meio de campo da ARMENIA rouba a bola, parte em direcao ao gol da turquia, triangulacao, ataque da ARMENIA sozinho de frente pro goleiro, um chute e ÉÉÉÉÉÉÉÉ GOOOOOOOOOOOLLLLLLLL... FIM DE JOGO...

ARMENIA 2 X 1 turquia

Assistam aos Gols

Vejam a comemoracao do meu "Irmao":



- Quinta-feira - dia tranquilo: trabalho, aula de armenio, janta, bate papo na sala, e cama...

- Sexta-feira: dia de "passeio" com o Birthright Armenia. Fomos acampar... Ate me senti um Scout do Homenetmen... rs... Me encontrei com os Gamavorner de Gyumri as 9hs e partimos rumo a Idjevan, onde encontrariamos os Gamarvorner de Yerevan e o pessoal do BA. Chegamos a Idjevan, paramos para um breve cafe e para minha surpresa, la estava um Argentino, de Cordoba. Pessoal da UGAB, com certeza vcs vao lembrar dele, ate eu me lembrei dele nas Olimpiadas da UGAB no Brasil. O Gabriel, gente finissima. Mas vamos la, apos o lanche partimos para nosso destino, Lastiver - na regiao de TAVUSH.


No caminho...

Apos passar por uma estrada de terra ingreme, chegamos a um local lindo, que sera um "Hotel" no Alto das Montanhas.



A visao do local eh maravilhosa. Ok, retiramos tudo das Vans e comecamos nossa trilha, no meio do mato, com uma descida ingreme... e eu soh pensando: "a volta sera um dureza".


Eh, tivemos que carregar tudo isso!!!

1h30m de caminhada, e enfim chegamos: um local muitoooooooo gostoso, com um rio lindo ao lado. As cabanas ja estavam montadas por uma pessoa que toma conta do local. Todos estavam mortos da caminhada, e um "genio" disse: Vamos nadar...


Visao geral do acampamento. Mas tinham mais duas cabanas atras de mim e uma na lateral esquerda.

Todos rapidamente se trocaram e fomos para perto da cachoeira. Que maravilha, a agua trincando de gelada, pior que a do Sevan, mas estava uma delicia. De tanta vontade de entrar na agua ate esqueci minha camera dentro da barraca...


Que maravilha!!! Cada um tinha um ponto certo para cair, pois sob a agua tem algumas grandes pedras...

Ficamos por la ate as 18h e voltamos para o acampamento. Fogueira acessa, tomamos um delicioso cafe e sentemos para conversar enquanto a comida estava sendo preparada: Macarrao com carne... uma delicia. Por volta das 20hs jantamos e apos isso sentamos em volta da fogueira e ficamos batendo papo, ate vir a chuva. E que chuva. Continuamos a conversar por um tempo debaixo de uma cabana, mas fui dormir por volta das 23h... estava cansado. Entrei no meu sleeping bag (que parecia uma King Size naquele momento) e dormi.

Acordamos, tomamos nosso cafe da manha, reforcado com ovos, e partimos para andar um pouco. Fomos a uma caverna onde pessoas habitavam ha 3.000 anos, mas haviam inscricoes de pouco mais de 500 anos atras, inclusive Khatch Kar's. Apos isso fomos a outra caverna, esta com um "buraco" por onde subimos (nao sei como eu consegui entrar naque buraco, mas...) e havia ate uma "janela"... Enfim, um lugar deslumbrante.






Na foto parece grande, mas e la em baixo??? Dureza viu...


A "janela"

Voltamos ao acampamento, e foi a primeira vez que tive contato com o banheiro do local: uma cabana com um buraco, imaginem que blz... sorte que eu havia ido ao banheiro na 6ª feira, mas muitos nao tiveram esta ideia. Infelizmente a agua do rio nao estava muito propicia para nadar, pois chovei na noite anterior e a agua estava um pouco suja. Mas nao tendo muito o que fazer no acampamento, eu, o cris (um americano) e cristine (haiasdantsi que mora nos EUA) resolvemos "subir" o rio. Tarefa dificil, andamos bastante e tiveram momentos de relativo risco, mas que foram superados. Muito boa nossa "caminhada". Voltamos ao acampamento e ja eram 16hs. Hora de comer. Um Khorovadz muito gostoso, carne de porco. Para quem nao sabe (eu tb nao tinha mta certeza) Khorovadz eh um churrasco feito junto com o osso do animal, tipo quando assamos frango, e Kebab eh quando apenas assamos a carne, tipo a Kafta. Comemos, descansamos, conversamos e a agua ja estava um pouco melhor. Fomos nadar, em um pequeno grupo, mas fomos.


Um pouco mais alto.

Voltamos, me troquei e comecamos a bater papo, jogar Nardi (Tawli, Gamao), Uno (um jogo com cartas), e ate mimica.


Jogando Nardi. Os tres da foto estao morando na Armenia ha um ano. Tem mais uma menina que tb esta. Os meninos sao dos EUA e a menina do Canada. A menina e o menino do fundo se conheceram no Birthright em Set. do ano passado, estao namorando, vao se casar e estao morando na Armenia, onde pretendem ficar pro resto da vida... mtooooooo legal!!!

Apos isso comemos uma sopa deliciosa, com batata, tomate, carne de porco, e mais algumas coisas. Quando escureceu logo fomos para perto da fogueira, e comecamos a cantar, diversas musicas: armenias, americanas, ate brasileiras...





Uma noite muito gostosa, de muita conversa e ate algumas descobertas, e uma que me emocionei (prefiro nao colocar nomes, por mais que vcs nao conhecam, para preservar as pessoas):

1ª - Estava conosco: lutou em Artsakh. Mas apenas me disse: estive la, mas nao quero falar sobre isso, pois passou. Com certeza respeitei sua vontade. Os olhos dele qndo me disse isso pareciam brilhar.

2ª - Conversei muito com uma menina gussagssagan do Ho.Hi.Ta.: ela e a familia vieram para a Armenia um mes depois da Independencia em Outubro de 1991. Perguntei se ela se lembrava da epoca da Guerra e ela me disse que muito pouco, mas alguns momentos ela se lembrava bem:
Uma vez ela estava no helicoptero (pq nao era possivel percorrer um trexo via terrestre), e o helicopterio comecou a descer proximo a Shushi, e ninguem estava entendendo nada. Ate que quando o helicoptero pousou, aproximadamente 10 soldados entraram e dois deles deitados numa maca, pois estavam muito feridos. O helicoptero decolou, mas apos pouco tempo teve que fazer um novo pouso, pois o coracao de um dos feridos estava parando. Pousou proximo ha um hospital na Armenia, e ate hoje ela nao sabe se aquele HEROI Armenio sobreviveu para ver a independencia de Artsakh.
Ela tambem se lembrava do dia 9 de Maio de 1992, quando a tia chegou na casa dela e a mae, chorando, disse a ela: "Azadakretsin Shushi" (libertaram Shushi). Foi dificil conter o choro...

Por volta das 2h fomos dormir.

Domingo - Acordamos, tomamos nosso cafe da manha, e fomos nadar. A agua ja estava normal. E mais gelada do que nunca.


Guetse Haiasdan!!!

Voltamos ao acampamento e por volta das 16hs partimos. Meu Deus, que caminhada foi essa... Um subida ingreme, muito ingreme. Apos uma hora e meia chegamos no local onde as Vans nos esperavam, e la estava um grupo de armenios de Yerevan, e quando comecei a conversar com eles, comecamos a falar de musica, e logo percebi que eram Tashnagsagan. Entao, nada melhor que cantar: Papken Sunivi Hishadaguin (Bank Ottoman), Tsain Dur ov Feda e Menk Unger Zinvor Enk.

Apos cantar, entramos na Van e fomos em direcao a Dilidjan, em um restaurante que eu ja havia ido com o Forum do Hamazkayin quando fomos ao Sevana Lidj. Todos cansados, comemos, e uma Van partiu para Yerevan e outra para Gyumri, na qual eu estava. Cheguei em casa por volta das 23h e quem me esperava era minha "Avo", pois meus "irmaos" e minha "mae" tinham ido ao Sevan. Cheguei morto em casa, tomei um belo de um banho, arrumei minhas coisas e capotei.

Segunda-feira - acordei, vim trabalhar, voltei para casa, jantei, e fiz algo que estava ha muito tempo devendo para minha "irma": Fomos jogar basquete. No caminho encontramos uns amigos do meu "irmao" e jogamos junto com eles em uma quadra doada pela Fundação Calouste Gulbenkian, a qual tambem financiou grande parte da minha faculdade. Foi muito divertio.


A caminho da quadra...


... a quadra...


... e a presenca de Jordan. :)

Apos o jogo fui convidado a tomar um cafe na casa da minha "avo" e do meu "avo" e ainda bem que eu havia comprado um doce para levar para casa naquele dia, pois ficaria chato ir a casa dela sem nada nas maos. Fomos, tomamos nosso cafe junto com meus "primos" e "tios" tb, conversamos sobre a Armenia, sobre o Brasil.


A familia reunida!!!

Voltamos para casa, tomei um banho e fomos dormir.

Hoje estou aqui, no escritorio, trabalhando e escrevendo.

Espero que tenham gostado.

Beijos e Abracos.

Dudu

6 comentários:

Anônimo disse...

FAAAAAAAAAALA AGHPER...INCH BES ES?

HAYASDANÃ TURQUERUN MUGHÃ MARETS YEV KAL SHAPAT NOREN IRENTS BIDI TSÃTSÃNENK....
YERP YERTAS GHAGHÃ TIDELU CORINTHIANSIN TROXAGÃ DAR VOR PAGHT DA

GARODENK KEZ

BATCHIKNER

Anônimo disse...

Dudu, esta é uma prova de que as boas notícias chegam mais tarde. Somente domingo passado soube que você está na Armênia e que tem este blog. Parabéns pela viagem, pois creio que a sua idade é a ideal para se visitar a Armênia, pois você terá alicerçado uma série de informações que lhe serão úteis para sua postura aqui no Brasil e para as seus conhecimentos futuros.
Felicito mais uma vez pelo fato de esta ser a primeira vez na Armênia e espero que seja o início de outras tantas que você fará, tenho certeza.
Como membro desta coletividade, gostaria que você entrasse em contato com o senhor Ara Vartanian (521505) diretor executivo interino do Fundo Nacional Armênia que já foi informado do fato de você estar na Armênia e está aguardando um retorno seu para lhe atender no desejo de visitar o Hospital Nork Marash reformado pela Comunidade Armênia do Brasil. Para o seu conhecimento o predio da terapia intensiva infantil de infectologia, o sistema de aquecimento, o prédio II do hospital de infectologia, telhado, o terceiro e o quarto andar e a sala de aquecimento foram também patrocinados por nós.
Por favor, observe bem, pois no seu regresso gostaria de saber da sua opinião , do seu comentário
e da sua sugestão, se tiver.

Abraços,

Ochin Leon Mosditchian
ochinlm@uol.com.br

Anônimo disse...

PS
Ao visitar o hospital, procure ver os outros anadares que necessitam de reforma e em que estado estão.

Obrigado,

Ochin

Anônimo disse...

SÃO PAULO, 28/08/2008.

OLÁ PRIMO DUDU. AQUI É O PAI DO LEVON. DEMOREI PRA TE ESCREVER PARABENIZANDO, PORQUE ESTOU COM PROBLEMAS. EU QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE QUE MESMO NÓS TENDO POUCO CONTATO, FIQUEI MUITO FELIZ COM A SUA IDA PARA A ARMÊNIA. EU QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE QUE POR EU SER UM ARMÊNIO NACIONALISTA, FIQUEI MUITO, MAIS MUITO MESMO, ORGULHOSO POR VOCÊ ESTAR AÍ. ESSE SONHO, EU NÃO CONSEGUI REALIZAR PRA MIM MAS, QUEM SABE MEUS FILHOS IRÃO REALIZAR. COMO TE CONSIDERO TAMBÉM UM FILHO MESMO SENDO PRIMO, PARTE DELE VOCÊ REALIZOU POR MIM. QUANDO COMENTEI A SUA IDA PARA A ARMÊNIA, ALGUMAS PESSOAS PODERIAM PENSAR QUE VOCÊ ESTARIA PERDENDO UM ANO IMPORTANTE DE SUA VIDA MAS, SE ALGUEM PENSOU ASSIM, POBRE DELE. PRIMO, TUDO DE BOM PRA VOCÊ. SE CUIDA. RESPIRE O AR DA ARMÊNIA POR MIM, VEJA COM SEUS OLHOS, OS MEUS.
BATCHIK.

Wagner Bordin disse...

Fala Raffi, aqui ta todo mundo bem, todos sentindo sua falta...
Fui obrigado a mudar de endereço do wordpress para o blogger, pq do nada o meu blog sumiu do google, e vc não ta aqui para dar suporte né...ehehehehe...
Mas foi jogão do Brasil e Argentina...Dá-lhe Argentina...
Tá muito legal suas histórias, mto legal tb a comemoração do gol
Parabéns Raffi aproveita ai

Anônimo disse...

oooooo meu irmaoooozaoooo
que sauddes q to de vc...
so tenho uma coisa pra te falar PARABENS, por tudo q esta fazendo e vivendo,,,,essa semana fui na escola pegar uns negocio junto com a minha irma pra um trabalha q ela tinha q fazer pra facul...encontrei com a oriort osana e falei q vc ta na armenia oq tava fazendo e tal..c vc soubesse o orgulho q ela sentiu na hora....bom é isso amo vc du...bjo fika com Deus!