segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Fazer o q...

Ola Gente...
Fim-de-semana meio triste, mas fazer o q...

Sexta-feira, sai do trabalho e fui ate a Embaixada do Brasil, que fica do outro lado do Hrazdan (Estadio onde foi realizado o jogo...). Fui devolver o $$ do Hovsep e tambem conversar um pouco com ele e conhecer a embaixada, que por sinal eh muito bonita, mas a nova sera mais ainda.



Na foto: Suzana, o casal (Armenia e Syria, respct., Azad, Eu, Arek e Nairi)

Sai de la por volta das 18h30m e fui direto para casa. A Suzana preparou um jantar pois os outros Gamavor que estiveram la ha um ano iriam visita-los. Quem era? Aquele casal do Canada e EUA que estao morando na Armenia e mais um casal (o menino da Syria, que casou com uma armenia daqui)... Menu? Herisse, salada, e muito okhi. rs...

As 22hs fui Mekheti, uma bar perto do Opera House, encontrar os outros gamavor, mas apenas para falar um oi, pois eu tinha sido convidado para ir numa festa numa balada la perto do Matenadaran (nao me lembro o nome do lugar). Quem me convidou foi o pessoal que conheci na semana passada indo para o Sevan. Nossa, me diverti mtoooo!!! rs... os karas sao uns figuras. Mas, como sabem, aqui a balada nao vai ate mto tarde, entao cheguei em casa as 1h30m. Cama...


Russia, Ucrania e... Brasil..

Os figuras!!!

Sabado acordei por volta das 11hs e fui com o Marcelo (o Argentino que mora comigo) e com a Suzana para um local que parece a 25 de Marco... Vc encontra tudo por a e precos baixos. Ele precisava encontrar uma bateria para o celular dele.




Apos isso eu e o Marcelo fomos a Vernisaj, eu tinha que comprar uma Yerakuin (Tricolor) - Bandeira da Armenia, afinal, era dia do jogo, Armenia x turquia. Pesquisei precos, chorei, chorei, chorei, e recebi um pequeno desconto... rs. Ah, antes passei pela estatua de Vartan Mamigonian... Quem eh Vartan Mamigonian?



- Entre os anos de 440 e 450 depois de Cristo a Armenia estava sofrendo forte pressoa da Persia para abandonar a fe crista e tornar-se um "estado" Pagao. Em 450 DC, lideres armenios convocaram a povo armenio para lutar pela Fe Crista. O Rei Persa, revoltado com esta atitude, enviou cerca de 30.000 homens para devastar a Armenia e seu povo. Neste periodo, um homem conhecido pela sua forca e coragem foi designado como o comandante-em-chefe de todo o exército armênio, e durante a preparacao para a Guerra, entre os dias 26 de Maio e 2 de junho de 451 DC, Vartan Mamigonian dedicou o seguinte discurso aos seus soldados: "Eu tenho estado em muitas guerras, e vocês também. Temos sido vitoriosos, muitas vezes, e fomos derrotados algumas vezes. Cada um de nós usa as feridas e cicatrizes do seu corpo: são os sinais de bravura. Todos estes prémios, no entanto, são coisas inúteis, até mesmo um disparate. Temos servido até agora reis mortais… agora é a vez de servir o Rei Imortal. Vamos sem medo da superioridade militar do nosso inimigo. Se Deus nos der vitória, podemos ter um pedaços da força dos nossos adversários. Mas estamos no final de nossas vidas, vamos aceitá-la alegremente e, por isso, vamos ter uma santa morte na vontade de Deus. Jamais seremos covardes". Durante a madrugada do dia 2 de junho, proximo a Aldeia de Avarayir, deu-se inicio a batalha. Devido a uma traicao, Vartan Mamigonia foi pego de supresa qndo lutava em meio aos elefantes do exercito Persa, e morreu. As batalahas continuaram em meio as fortalezas armenias, comandadar por Vahan Mamigonian, que também morreu heroicamente durante a batalha. Mesmo sendo derrotados, os armenios ganharam uma forte moral e respeito pela sua valentia, obtendo, dessa forma, a liberdade para manter sua fe crista. Para saber a historia completa: http://www.armenian.com/history4.html

Sentei com o Marcelo para tomar alguma coisa e parti em direcao do Guetronagan Vartchutin da UJA - do Ho.Hi.Ta. Encontrei o pessoal da UJA, comemos, nos organizamos, vestimos as camisetas "Recognize", nos pintamos e saimos com a Yerakuin (uns 15m x 4m.)..

De saida...

Partimos pela Mashtots em direcao ao Metropolitan Hotel. Pelo caminho, milhares de pessoas com a Yerakuin nas maos. Por alguns momentos fiquei abalado... Estavamos andando pela rua, organizadamente, pois com aquela bandeira nao dava para andar pela calcada, e por diversas vezes fomos empurrados pelos policiais... Parecia ate que eu estava carregando a bandeira da turquia e nao a da Armenia. A boa parte eh que o povo que estava pelas ruas se revoltava com isso e partia para cima dos policiais, que nao poderiam fazer nada... Ordem do Excelentissimo Serge Serkissyan, m...




Bom, protestamos em frente ao Metropolitan Hotel. Diversos canais de televisao europeu mostraram nossos protestos, inclusive apareci em um: Euronews -


Infelizmente tive que deixar o protesto, pois meu ingresso estava no Birthright Armenia. Cheguei la, e todos se espantaram com minha cara pintada.


Saimos de la em direcao ao Hrazdan, andando... Parecia que estava entrando num territorio em Guerra de tanto policial e militar no local... Acho q inverteram um pouco os lados, quem eh animal e mata sem motivo sao os turcos, e nao os armenios. Antes do incio do jogo estava a maior festa, excelente. Mas, eh dificil, vc entrar no estadio e ver uma bandeira turca, nao eh facil... escutar o hino da turquia, nao eh facil. Neste momento, o coracao falava: Comece a vaiar, chingue, grite - e a cabeca falava: eh melhor nao... acabei optando pela razao e nao pela emocao (quem me conhece sabe que isso eh a coisa mais dificil, sempre opto pela emocao). Estava a maior festa ate o comeco do segundo tempo, e depois... nao preciso nem falar neh?











- O pior nao eh perder o jogo... O pior eh o predidente da turquia exigir a troca do brazao da selecao (que era o Ararat) e exigir que nao tivesse nenhuma mensao ao genocidio no estadio, e o bunda mole do Sergissyan aceitar! Cada vez que esse pres. fala alguma coisa, parece que enfia uma faca no coracao.

Fim de jogo, Armenia 0 x 2 turquia

Todo mundo saiu do estadio arrasado. Fazer o que... Comi um chavurma e uma esfiha e fui pra casa dormir, quer dizer, tantar.

"Acordei" no domingo, dia de aniversario do Hovsepig - Neto do Hovsep - e indepencia do Brasil. Comprei um bom Okhi e um presente para o aniversariante, me encontrei com eles e fomos para Piuragan. Nao preciso nem comentar neh? Como foi bom, o quanto comemos, e o qnto bebemos e cantamos. Ah, detalhe, com a presenca da Embaixadora do Brasil.


Hovsepig com seu novo brinquedo.. :) - Ele fez uma gambiarra e coloco essa corda...


PARABENS!!!



Voltamos a Yerevan, fui pra casa, mas logo sai pra me encontrar com um pessoal no Jazzve. Sentamos, conversamos, tomamos um cafe, e voltei pra casa as 12h30m. Dormi, acordei, vim trabalhar, e as 14h fui ao Hospital Nork Marash, visitar as obras realizadas pelo Fundo Armenia do Brasil. As partes reformadas estao excelentes, mas ainda ha muito trabalho a ser feito. Apos isso fui a Sede do Fundo Armenia em Yerevan, me encontrar com o Ara Vartanian, conversamos um pouco, e voltei ao trabalho.






Um dos dois andares reformados pelo Fundo Armenia - Brasil



Centro de Aquecimento doado pelo Fundo Armenia - Brasil


Na sede do Fundo Armenia

Eh isso ae...

Um grande beijo...

Saudades..

Dudu

6 comentários:

H. disse...

Fala dudu! Cara pintada e tudo o mais para a guerra! hehehe... mt boas as fotos cara, continue a postá-las!

sobre as exigências da Turquia para o jogo, realmente foram ridículas. Que bom que as vaias mostraram que havia descontentamento ali...

Patug

Tchob disse...

situação ruim essa hein.
inversão total de valores, atitudes, sei la oq.
quer dizer que nós é que somos os maus na história???
a policia controlando a manifestação dos próprios compatriotas???
e eu achando que o novo uniforme estava bonito, que eu devia ter esperado pra comprar mais algumas camisetas da seleção na minha proxima viagem.
quer dizer que o escudo foi por exigencia do f#$#%## do presidente da turquia pra não mostrar o Ararat.
uma coisa é certa, na proxima viagem não chegarei com uma camiseta do Brasil e sim com a minha da Armênia mostrando o Ararat.
abraço Dudu

Anônimo disse...

Socito...em primeiro lugar vc pode tirar essa votação do seu blog!!Que nada a ver hein!!!rsrs
Bom, vc foi num lugar onde parece a 25 de Março....certo??? Lembrou da sua irmã aqui?!?!? Quero presentes hein!!!
Nossa Socito, até eu me arrepiei com o Hino da Armênia no estádio...lindo né!!!
Por enquanto a votação está maior pra vc voltar!!!hehehe....besta!!!
Bjossss

Anônimo disse...

Ahhh....esqueci....que lindo o Hovsepig...que fofooooooo

Anônimo disse...

Oi Dudu,tudo bem?

Muito legal e emocionante o seu blog, parabéns....
Estamos adorando. Continue mandando fotos e notícias.
Beijos Ohannes e Lia.

Anônimo disse...

E ai Dudu!!!
adorei o blog...tenho muitas saudades da Armenia e do pessoal. Viu que legal o casal Nairi e Areg?? E o pessoal da Birth Right?? Fico feliz que voce esteja aproveitando e descobrindo a nossa Armenia...desejo que todos os jovens da diaspora tenham essa oportunidade!!!