terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dias agitados...

Oi gente...




1 - Essa eh a noticia mais sensata que li nos ultimos dias:

http://www.panarmenian.net/news/eng/?nid=27065

2 - Camiseta Oficial da Selecao da Armenia -

Com o Brasao do Ararat (antiga) - Vermelha ou Branca
Com o novo Brasao (o Brasao eh o da Armenia com FFA - Football Federation of Armenia) - Apenas Vermelha - a branca acabou!!!

Cada uma US$ 90.00... Mas pode favor, falem rapido, pois soh vou comprar 6... Mandem um e-mail para dudsrn@hotmail.com que eu respondo com a agencia e conta para deposito!!!

Como nao sou nenhum milionario, vou pedir que depositem $$ na minha conta e tenham fe que a mala vai chegar inteira ai no Brasil. Tenho medo de levar mais do que 5 ou 6 pecas, entao, vou dar prioridade pra quem pedir primeiro por e-mail ou na postagem...

3 - Vartine, respondendo a sua pergunta: NOSSA PATRIA EH TDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO DE BOMMMM E + UM POUCO!!!


Mesa Ler - Dia 12 de Setembro marcou o ultimo dos 53 de batalha de Musa Ler. 93 anos desta batalha. Musa Dagh (Dagh é turco de montanha) ou Musa Ler (Ler em armênio eh montanha) é uma pequena montanha na costa mediterrânica, hoje sobre o lado turco da fronteira turco-síria. Os aldeões armênio realizaram uma famosa defesa de suas vidas, que foi imortalizado no best-saler de Franz Werfel, Quarenta dias de Musa Dagh. Os verdadeiros habitantes das aldeias nas encostas das seis vilas de Musa Dagh, escolheram criar resistencia em 1915 (durante o genocidio armenio) e fortificações na montanha. Por 53 dias eles foram repelidos pelas tropas turcas até que fossem avistados por velejadores franceses, por meio deum banner que os armenios tinham amarrado a uma árvore sobre a montanha com as palavras: "Os cristãos na Angústia: Emergência." Navios militares Franceses e britânicos, em seguida, evacuaram 4200 homens, mulheres e crianças para o Port Said no Egito. De lá, esses grupos de refugiados se fixaram em lugares diferentes, e muitos regressaram depois, mas para deixar definitivamente em 1939, quando esta área foi transferido da Síria para Turquia. Hoje, apenas a pequena aldeia de Vakifli permanece armênia-crista. Na verdade, esta é a única vila cristã armenia na Turquia oriental (Armenia Ocidental). Muitos daqueles que foram reinstaladas após a transferência da soberania para os turcos, foram deslocados para Anjar, uma aldeia no Líbano. Esta aldeia permanece hoje quase que totalmente armenia. Outros se fixaram no vilarejo de Musa Ler, na Armênia, a apenas alguns minutos a oeste de Yerevan. Existe um memorial construído na vila, ea cada ano 40 grandes potes de Harisa são cozinhados no aniversário da fuga para comemorar, livre e compartilhada com todos os visitantes para sua aldeia. E este ano, como um bom filho de Musa Lertsi, vou particiapar do evento no proximo domingo.


-------------------------------------------------------------------------


Vamos la para a postagem:


Quinta-feira: sai do trabalho direto para a aula de armenio. Sai de la com os outros Gamavorner e fomos comer alguma coisa num restaurante Iraniano na Mashtots. Apos isso fui para casa dormir.




Mas tinha uma surpresa, estavam gravando na casa do Azad uma novela... rs... Divertido, nunca tinha visto uma gravacao de novela, quanto mais em Armenio...








Sexta-feira: trabalho e apos o trabalho fui encontrar com um dos que trabalham com a Ministra da Diaspora. Comemos um Chavurma na Tumanian, e ele me convidou para ir na casa dele. De metro, descemos na Paregamutiyn. Logo chegamos na casa dele, e tomei um cafe e ele me contou uma coisa: descobriu um jeito de ganhar mto dinheiro... Sabem aqueles e-mails: ganhe dinheiro sem sair de casa... pois eh, ele recebeu um, em espanhol, e o pior eh que ele sabe falar espanhol, frances, armenio e ingles. O pior de tudo eh que ele ja esta em "negociacao" avancada com o site, trocou uns 50 e-mails, ja solicitou uma abertura de conta no HSBC e um cartao de credito para poder pagar 60 Euros para comecar a ganhar $$$. O pior eh que ele falavam com tanta certeza que nao tive coragem de contestar o que ele estava falando, e ate hoje estou tentando elaborar um e-mail para falar sobre esse tipo de coisa... E ainda recebi um convite para trabalhar junto com ele nisso... Bom, sai de la e fui ao escritorio do Birthright. Dia de Havak.







Comemos pizza, batemos papo, e hora de conversa sehria, com os estudantes da American University of Armenia. Conversamos sobre diversos assuntos: perpectivas futuras, politica, transporte publico, meio ambiente, etc... Um bate papo bem produtivo, muito interessante. E eh bm saber q a nova geracao esta preocupada com estes assuntos, e nao estao com vontade de "deixar passar", assim como muitos da antiga geracao "Sovietica" fazem. Apos este bate-papo, dois gamavor apresentaram um projeto que eles realizaram nos EUA. Cruzaram o pais de carro, durante alguns meses para concientizar a populacao sobre os crimes de Genocidio (nao apenas o Armenio, mas o de Darfur, Ruanda, etc..).








Apos isso saimos e fomos ao Marco Polo tomar uma cerveja. Sai de la direto para casa.




Sabado, dia de excursao... Saimos de Yerevan por volta das 10hs, em direcao ao Tentropark.

Pausa para o Lanche...


Colheita de Batata...


Um senhora mtoooo simpatica.


No caminho passamos por Spitak - Epicentro do Terremoto de 1988 - A cidade estra praticamente reconstruida.


Spitak...

Uma especie de Jardim Botanico aqui na Armenia. E como eh longe... Eh muito bonito, mas nao eh o meu tipo de lugar preferido. rs.. O local possue arvores e flores de mais de 200 paises pelo mundo, inclusive do Brasil. Alem disso, dentro dele tem algumas lendas:






- Passando por uma ponte 3 noites antes ou depois da lua cheia e fazendo um pedido este se torna realidade... O rapaz q cuida do local disse que mais de 80% dos desejos se realizam.






- Ha uma arvore que chamam de local do amor, pois a pouco mais de 3 anos, uma menina e um menino viam um ao outro em seus sonhos mas nao se conheciam, e um dia se encontraram nesse local em frente a uma arvore. Diz o rapaz q cuida do local que a menina era da Armenia e o rapaz era da Syria e hoje sao casados e moram em Los Angeles.




Hratch e as cameras...


A Arvore milagrosa... rs..


Ok, o Jardim era muito bonito, mas hora de partir. Abaaawwwww... 3 horas de viagem, passamos por Alaverdi (2 maior cidade de Lori) rumo ao Monasterio de Akhtala do XIII Sec.


Alaverdi.


Alaverdi -

Akhtala fica no vilarejo de Tumanyan e esta localizado estrategicamente, pois alem de ser um monasterio, o local era uma Fortaleza, rodeada por tres profundos vales. A Igreja tem tracos georgianos, assim como suas pinturas, pelo mesmo motivo da Igreja de Kobair. O local eh maravilhoso e nesse mesmo dia teriam um show das estrelas pop de musica armenia no local (pena que nao fikamos para ver).


Na entrada do Monasterio...





Na volta paramos para almocar, no mesmo local que paramos quando fomos para Odzun. Comida espetacular e logico, algumas partidas de Nardi (estou ensinando eles como se joga... rs...). Ate no Iergar (cumprido) estou ganhando. Parece que foi rapidinha essa viagem neh? Mas chegamos em Yerevan as 22hs. Cheguei em casa, e ate pensamos em sair, mas depois do banho desistimos.. (eu e o argentino que mora na mesma casa que eu).





Domingo acordei e fui visitar 3 Igrejas de Yerevan junto com Florri (Franca), Shant e Meghrig (Libano), e Danielle (Canada) - Sp. Zoravor Advadzdzin, Sp. Hovhaness e Sp. Sarkis. Lindas, pena que nao dava tempo de ver a missa em todas.


Igreja Sp. Zoravor Asdvadzadzin


Igreja Sp. Zoravor Asdvadzadzin



Igreja Sp. Hovhaness


Igreja Sp. Hovhaness


Igreja Sp. Hovhaness


Proximo a Igreja Sp. Sarkis

Apos isso, eu, Florri, Danielle e Gabriel (que encontramos em frente a Vernisaj) fomos almocar no Govgas (Caucasus) - aquele q ja comi umas 30 vezes... rs. Lahmadjun, Kebab, Tabule, Homus... Maravilha.


Na Rua Apovian. Pena q a blusa nao era vermelha. :)








Apos o almoco eu e o Gabriel fomos ate a Vernisaj, dar uma olhada nos precos... Eh incrivel como tenho vontade de comprar tudo... rs... Nossa, aquele lugar eh uma tentacao. Mas me controlei para esperar o Meron passar e os precos baixarem. :). Enquanto estavamos andando o Gabriel resolveu jogar uma partida de Chadrez com um dono de uma "barraca". 1 hora de espera, e ainda ele acabou perdendo. rs...








Como nao tinhamos o que fazer e haviamos combinado de encontrar o pessoal as 20hs e ainda era 18:30, resolvemos comprar umas cervejas e sentar na praca perto da Opera, onde tem um lago e o povo fica passeando por la. Sentamos na grama mesmo... Tomamos nossas cervejas e fomos encontrar o pessoal. Juntos fomos ao "Cafe Modern", bebemos mais um pouco, conversamos, demos risadas e acabei chegando em casa por volta das 2hs.



Cafe Modern




Segunda-feira - feriado - Merelots. Acordei meio tarde, meio dia, com uma mensagem do Gabriel falando que estavam no Square One almocando. Fui para la, e estavam Gabriel, Makruhi, Ani e Anush (as duas ultimas sao nossas prof. de armenio tb.).


Anush, Eu, Ani e Makruhi.
Comemos um lanche e fui com a Ani e Anush a uma lan house, para ver meus e-mails. Sai de la e encontrei com a Melina, Nooshig, Serj e um amigo dele (os dois sao do libano e nao apenas estao aqui a passeio) no Megheti - bem proximo ao Opera House. Saimos de la para ver o protesto que estava acontecendo pela parte do "Levontsi" (os que apoiam o Levon Ter Petrosian e nao aceitam o atual presidente). Um bla bla bla que soh estando aqui para acreditar mesmo. O pior de tudo eh que apos falar em Hayrenik, Azad iev Angakh Haiasdan, Baikar mintchev Vertch, os caras tem a coragem de por um imbecil falando Russo - nao, ele nao era Russo apoiando o Levon, era Armenio mesmo, mas falando russo.



Apois esse ato inutil fomos comer um Pontik (um tipo de Dognuts) no Grand Candy - famoso pontikanots.







Saimos de la, fui ate uma Lan House (ok, pq foi de novo numa lan?)... Fui falar com minha Avo pelo Skype - minha avo nao usa Skype, eu utilizei o Skype para ligar para ela. Soh eu sei a saudade que sinto dela... :) VO TE AMO... Quando estava saindo da Lan encontrei o Varam, uma Haiastantsi que mora nos EUA mas que vem pra ca uma vez por ano passar de 2 a 6 meses trabalhando - ele pretende voltar em definitivo em 4 anos. Fomos comer um Lahmadjun e tomar uma cerveja e depois fomos comer um Doce num local muito bom na Mashtots. Cansado e com sono fui para casa dormir - Ja eram 23hs.

Onnig, nesse meio tempo encontrei uma senhora que sabia q eu era brasileiro e esteve conosco no jogo Armenia x Turquia. Ela pediu para mandar lembrancas a voce e sua familia: Vrejui Artikian do Canada.






Terca-feira - trabalho, Viva Cell (onde vou trabalhar a partir de agora - no Aeroporto nao rolou, sei la o que aconteceu por la) - fui conhecer o lugar e a Gerente de RH. A empresa eh a que mais investe em Mkt aqui na Armenia e provavelmente a maior empresa da Armenia - uma Multinacional Russa - e aula de Armenio.


Nesse meio tempo visitei o museu de Yerevan.


Yerevan ha alguns seculos atras.

Como tem sido comum, saimos da aula de armenio rumo a algum Surdjaran e acabamos indo ao Santa Fe, proximo a Cascade. Tomei dois sorteves maravilhosos... Abowwww... quero mais... rs.. Depois fui com a Tsoline em busca de Doritos sabor Queijo - tarefa dificil por aqui. Depois de tres supermercado encontramos o bendito Doritos. Levei ela ate a casa dela e fui para casa dormir...







Quarta-feira (hoje) - Como durante a nao passei bem e fui dormir eram aproximadamente 6 hr da manha, hj nao fui trabalhar, mas a Suzana ligou para o Birthright e disse que realmente nao passei nada bem durante a noite. Agora estou aqui, no escritorio do Birthright, escrevendo e postando. Logo mais tem Forum.




Beijos e Abracos...





Dudu

7 comentários:

Anônimo disse...

Dudu
Muito obrigado.... Já fica intimado para um churrasco na minha casa com toda a turma pra falar da viagem! To com agua na boca de vontade de ir para o Hayastan unguer!!! Culpa sua...ahahah!
Batchik
Onnig

Unknown disse...

Dudu!!!!Primo querido!!!!
Seu blog tá D+!!!!Tenho acompanhado sempre, mas somente agora resolvi te escrever!!!
Parabéns!!!Vc tem tido experiências maravilhosas e consegue através de seu blog nos passar tudo com muita emoção!!!
Seu bisavó, meu avó, estaria muito orgulhoso de vc!!!!!!
Ahhh!!!!Se vc troxer algum DVD infantil, com músicas e desenhos, não se esqueça de me emprestar, para eu copiar, assim a sua priminha linda, minha filha, poderá assistir e me ajudar no armênio.

Seus pais estiveram na casa da minha mãe neste sábado q passou e eles estão muito orgulhosos de vc.

Parabéns!!!Fica com Deus e até a sua breve volta.
Bjs
Sonig

Anônimo disse...

Socito, me faz um favor...volta lá naquela árvore e pede pro seu irmão casar logo..rsrs...duvido que vc já não fez isso!!!haha
Você não passou bem durante a noite?? O q q vc teve??? Tá melhor???
Beijossss

Unknown disse...

Dudu!!!!

Corrigindo acentos.......

"Seu bisavô, meu avô,.....

desculpe
batchigner

Anônimo disse...

Ou Eduardo, aqui e o tio Bedig. Leio seu blog toda semana, muito emocionante... Falei com o tio Krikor, a tia Noemi e o seu irmao Arthur a semana passada e com seu pai hoje, esta tudo bem com todos. Hoje tambem falei com os pais da Marie-Christine na Franca, e eles ficarao MUITO, MUITO, MUITO contentes quando disse que talvez voce ia visitar-los. Ja estao preparando tudo para quando voce chegar. Como disse, se voce resolver ir para Franca eles vao ficar muito contentes. Eu tambem acho que Paris e mais bonito e interesante do que a alternativa. Abracos...

Anônimo disse...

Dudu!!!! Ta lindo seu blog! Pelo jeito você ta conhecendo a Armênia inteirinha..acho q nem quem mora aí conhece tanto tantos lugares e tanta história como você. To adorando as fotos! Ta comendo bem também, heim Socito?! rsrsrs
Sábado fomos na festa da Ugab..faltou você!
Bjos

Anônimo disse...

Chat lav!

Vendo essas imagens minha saudade apertou demais!Foi lá que passei o ano de 2010 (ierku hazard tassa). A terra de Nairi e seu povo são muito especiais. Não sou da diáspora ... foi um presente divino a oportunidade que tive! E eu não tenho aidna coragem de abrir minhas muitas fotos ...
Schnorravor!