quarta-feira, 30 de julho de 2008

Fim do Forum e Artsakh

Ola Pessoal,
- Atendendo ao pedido da minha prima toda vez que eu escrever algo em armenio vou colocar a traducao ao lado... :)

Desculpem a demora em escrever novamente... O tempo nao para e assim como ele, eu tambem nao paro. Mas hoje foi o primeiro dia que estive tranquilo e realmente descansei.

Ok, vamos la, voltar a ultima postagem.

Quinta-feira a noite fomos ao restaurante Urartu, que eh estremamente maravilhoso. Foi o jantar de despedida, pois como havia dito era a ultima noite dos Lipanahai. Que restaurante maravilhoso, com otima comida, otima bebida e o principal, otima musica. O que dancamos nao foi brincadeira, rs... Foi uma noite para nao esquecer jamais. Que Kef. Ao final minutos antes de ir embora comecamos a cantar.. O que? Nossas musicas, Khekhapokhagan e para encerrar a noite fiz uma o ultimo Guenats do Forum, rs... Quando eu postar o video vcs vao ver, mas infelizmente nao estou com ele agora.





Sexta-feira, praticamente ultimo dia do Forum 2008. Mas ainda havia tempo para o Telent Show, o qual eu apresentei - em Armenio. rs... Tarefa dificil, mas foi excelente. Detalhe: a gravata que usei tinha a Ierakuin (tricolor - bandeira da Armenia - Vermelho, Azul e Laranja) - Todo mundo queria uma igual... hsuahshahs




Logo apos o Talent Show voltamos ao Hotel e os que tinham que ir embora, foram. Tarde triste, um pequeno grupo restou, apenas 20. Noite livre, andamos, fomos jartar, conversar e passear pela cidade.


Dia seguinte a tarde fomos novamente a Vernisaj, mas novamente nao comprei nada, mas nao faltou vontade... Nao quero ficar carregando coisas pra la e pra ca. Voltamos ao Hotel e fomos assistir a um Ballet - Gisel, espetaculo bonito, interessante. Apos isso fomos um Surdjaran (cafeteria - que na realidade sao bares), noite tranquila, pois naquela madrugada outro grupo iria embora. Conversamos bastante, gravamos videos, e voltamos ao Hotel por volta das 2hs. Ate as 10 da manha de domingo todos os que tinham que ir embora foram, e restaram apenas aqueles que iriam para Artsakh.



Indo para a Vernisaj de Metro.. : )


Ultima Noite do Grupo Restante. :(

Arrumamos as malas, trancamos elas em um quarto e levamos apenas o necessario para dois dias.

Inicio da viagem ao meio dia. Aproximadamente uma hora de viagem passamos observando o Ararat. Apos isso passamos pelo museu de Baruir Sevag, um grande escritor armenio e novamente passamos pelo caminho de Noravank - aquela belissima Igreja na qual ja tinhamos ido, pois tinha um grupo dos EUA que estava indo conosco para Artsakh e nao havia ido a Noravank (nao estavam no Forum este ano, mas uma parte ja veio outras vezes). A parte que ja havia ido nao foi ate a Igreja, ficamos no meio do caminho, onde ha um "restaurante" rustico e lindo, no meio das pedras que seguem no caminho de Noravank e ao lado de um maravilho rio. Comemos Lavash (aquele pao fino armenio) e tomamos Tan (Madzun)



Entrada do Museu de Baruir Sevag




Restaurante no Caminho de Noravank



Rio a frente do restaurante. Precisava molhar meus pes naquela agua e lavar meu rosto.

Voltamos a estrada, depois de muito tempo fomos realmente almocar. Aonde, ao lado de outro rio e de uma cascata. Que lugar maravilhoso.


Eu estive la em cima. :) Mas vcs nao iam conseguir enchergar na foto entao postei esta.

Seguimos viagem e passamos por Koris, uma cidade ate que grande, planejada e estruturada por um alemao. Lugar belissimo, com uma visao para um monte rochoso explendido.





- Acreditem ou nao, nesta foto onde tem um cemiterio e este monte rochoso encontramos um Japones, sozinho, que veio a Armenia para conhecer este pais. Nao eh a primeira vez que encontramos algo parecido. Diversas vezes vemos grupos e mochileiros passeando por Yerevan e por diversos outros locais. Todos "nao armenios ".


Seguimos viagem e nossa proxima parada foi a fronteira. Apenas para conhecimento, mesmo cansados durante toda a viagem nao conseguiamos dormir, pois a paisagem que viamos era maravilhosa. Cada kilometro uma paisagem diferente. Extremamente inexplicavem o que tem nessa terra.


Eh enexplicavel o que senti nas estradas de Artsakh. Saber que aquela terra que era nossa durante toda nossa historia, possui nossa cultura, tem os nossos tracos, tem as nossas maos, e tivemos que reconquistar ela por meio de uma guerra, eh triste, mas ao mesmo tempo feliz.

Ok, chegamos ao Hotel em Shushi por volta das 23hs. Um hotel muito bem estruturado, melhor que o que estou e fiquei em Yerevan (bem melhor)... rs... Esta noite andamos um pouco pela cidade e depois jogamos Tavla no Hotel.
Pela manha comecamos realmente nossa viagem. Fomos a uma das duas Igrejas que restaram em Shushi, uma Igreja branca, linda, que foi construida em 1858 (se nao me engano). De frente ao nosso Hotel. Apos a Igreja fomos ao centro cultural de Shushi, onde durante as ferias vira um centro de diversao para as criancas da cidade, mas tambem aprendem como se defeder em possivel novo conflito com o Azerbaijao.



Fomos para Stepanakert, onde fomos ao Museu de Artsakh. Quanta historia, milenios de historia.

Bom, mas esta postagem fica por aqui. Nao quero escrever rapidamente sobre Artsajh e o dono da lan housa ja esta querendo ir embora. Esta lan fecha as 23hs e agora sao 23hs45.
Mas acho que a foto abaixo pode explicar por si soh o que senti em Artsaj.
Amanha tem muito maisssss coisa sobre Artsaj, isso foi apenas o inicio.

7 comentários:

Marina disse...

Socito!!!

Que fotos lindas!! Como está tudo por aí??

Deve estar amando né!!

Beijos Marina

Anônimo disse...

Querido Filho!!!!!!!!!

Meu amor, vc não imagina,a emoção que estou sentindo nesta sua nova postagem,realmente estou sem palavras e muito , muito feliz por vc, sabia que vc tinha muito vontade de conhecer nossa Armênia, mas nunca imaginei que fosse tão grande este desejo e este amor!!!!! Saudades filho! te amo, se cuida estamos aqui todos torcendo por vc e compartilhando dia a dia juntos toda esta sua emoção!!!!!!!!! Kicher pari, um beijo bem forte no fundo do coração!!!!!!!!

Anônimo disse...

Estou viajando pela armenia com vc.

que está maravilhoso... não precisa nem perguntar. Acabei de falar com sua mãe (ela tá cheia de saudade) e toda orgulhosa do filhão. As fotos tão lindas e os comentários ótimos. Parece até que estou lá. Tô sempre te acompanhando. Beijão Armenui
ardegur@hotmail.com

Anônimo disse...

Dudu, estou maravilhada em ver teu blog, me sinto viajando junto chat gha sirengor amen panâ. Falei agora com sua mãe... ah ela tá muito orgulhosa do filhão. Curta sempre assim que é tudo de bom. Azvadz quesi yev hainerum to barrê.

Beijão Armenui

ardegur@hotmail.com

Anônimo disse...

Socitooo...sonhei com você esta noite!! Sonhei que você tinha voltado...que não aguentou de tanta saudade!!!! Podia ser verdade né?!?!? Pena que foi sonho!!rsrs
Quando você começa a trabalhar??? Já ta na hora né!!
Muita saudade Socito!!! Te amo muito!!
Bjoss

Anônimo disse...

Oi filho
Que bom ver voce assim tão feliz e satisfeito na viagem dos seus sonhos. Voce planejou, traçou este objetivo e conseguiu. PARABÉNS! É assim que tem que ser. Agora que voce completou a primeira etapa da sua viagem, participação do Forum mundial da HAMAZKAYN, que diga-se de passagem muito bem representado pelo Brasil, voce deve ter tirado muitas lições. Todas estas observações, sentimentos, estão sendo compartilhadas com todos nós neste blog, mas, lembre-se, o principal é ao retornar transmitir tudo isso aos seus colegas daqui do Brasil e incentivá-los a fazerem o mesmo que voce está fazendo, pois só assim poderemos de fato contribuir para uma Armênia cada vez mais forte e pujante.
Por enquanto é só.
Muitas saudades, um beijão e Parabéns novamente!!!

Anônimo disse...

Raffi que irado cara...
Parabéns por estar conseguindo realizar seu sonho. Aproveita tudo aí, escreve tudo, e depois escreve um livro contando sua experiencia, tenho certeza que muita gente vai se interessar por uma história tão rica. Parabéns